logo nome

parte logo

"UNIDOS POR UMA VIDA EFICIENTE"

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

redes sociais face

A Asadef

Fundada no dia 28 do mês de abril do ano de 1983. A ASADEF, Associação de Auxílio ao Deficiente físico, nasceu pela causa de uma grande necessidade de atendimento assistencial às pessoas com deficiência de Formiga - MG. enfrentamos sérias dificuldades na época, por falta de recursos materiais e financeiros. Começamos então a estabelecer mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurassem às pessoas com deficiência de qualquer espécie de deficiência física, direitos básicos fundamentais como, o acesso facilitado a repartições públicas e de uso público, o direito a um emprego remunerado, de modo a proporcionar o bem estar físico, psíquico e social a estas pessoas. A ASADEF, portanto, sempre teve por objetivo de seu trabalho a defesa dos interesses dos deficientes físicos, defendendo os direitos à igualdade, a inclusão social, ao lazer e a cultura. buscando com isso proporcionar uma vida digna e a igualdade de oportunidades, no âmbito social em que estão inseridos. Numa iniciativa de cidadania e considerações pelas pessoas com deficiência.

 

A ASADEF sempre propôs iniciativas e projetos junto às autoridades públicas municipais, se tornando um exemplo de compromisso, responsabilidade com a cidadania. Acreditou sempre no potencial de cada deficiente, ajudando-os a se tornarem pessoas ativas, capazes de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e humana. E através de seus Diretores e de seus Associados luta incansavelmente pela ampliação do alcance de seu trabalho em prol da pessoa com deficiência. Com esta finalidade realiza quando possível, palestras e dinâmicas visando resgatar valores importantes para o fortalecimento do caráter, da boa convivência e do compromisso com a vida, minimizando as dificuldades e limites de cada um.

 

No que concerne a religiosidade, A ASADEF, não nega o enfoque na caridade e na solidariedade, exortando todos os deficientes a não se desviarem do caminho da boa conduta, estimulando-os à convivência pacífica e fortalecendo, portanto, os valores ligados a religião segundo a crença e fé de cada um. Com isso visa-se sobretudo, levantar a autoestima de cada deficiente, para que o mesmo possa produzir e trabalhar naquilo que é necessário semear.

 

Vale ressaltar também que a ASADEF presta excelentes serviços fisioterápicos para as pessoas com deficiência permanente ou transitória, associados ou não a Entidade. Este tratamento é mantido por doações pecuniárias de voluntários e parceria com o Poder público Municipal.

 

Em 1987, criou o IFRA - Instituto Formiguense de Reabilitação e Alfabetização, através da Portaria nº 1.931 de 26 de agosto de 1987, que durante esse tempo reabilitou e alfabetizou muitas crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, visando facilitar seu ingresso na escola de aprendizagem comum.

 

No ano de 2001, a ASADEF em conjunto com a ADEFOR - Associação dos Deficientes de Formiga e Região, conseguiu assegurar ainda mais o direito ao Passe Livre a todos os deficientes e para pessoas com dificuldades de locomoção reforçando ainda mais, o direito de ir e vir estabelecido pelo Artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988.

 

Pretendemos dar continuidade a todos os projetos da ASADEF voltados, sempre com muita luta, a favor da classe dos deficientes, principalmente, aos deficientes carentes, menos favorecidos.

 

Pretendemos também fortalecer os laços com a iniciativa privada, a fim de obtermos mais recursos financeiros para dar continuidade aos nosso trabalho e ainda criar novos projetos que ampliem, ainda mais, a igualdade de diretos das pessoas com deficiência física. Por isso buscamos sempre caminhar junto ao Poder público a fim de cobrar o que lhe é devido. Para que possamos assim, dar sequência a nossa luta a favor dessa classe tão esquecida e desconsiderada em nosso país, o que se pode notar pelas dificuldades de locomoção nas ruas de acesso autônomo a repartições publicas e privadas.

 

A ASADEF é considerada por nós deficientes e por toda sociedade formiguense, socialização, amizade e solidariedade para com as pessoas com deficiência e para com todos que simpatizam com sua causa.

 

 

 

A Diretoria.